quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O propósito de ponderar sobre a morte a impermanência é inverter a tendência perniciosa da mente humana de observar tudo como sendo mais estável do que realmente é. As pessoas jovens não consideram o envelhecimento de maneira séria; as pessoas saudáveis não levam a doença a sério. [...] Tendemos a nos agarrar a uma visão de mundo na qual a morte e a doença são para as outras pessoas.Você morrerá, mas eu não, pelos menos por um longo tempo. Nosso sentido não observado de imortalidade se associa às oito preocupações mundanas para moldar a hipótese de que a morte está tão distante no futuro que é funcionalmente irrelevante.A intenção da segunda das quatro meditações discursivas, a impermanência, é neutralizar esta suposição não examinada da nossa própria imortalidade.O Buda ensinou que tudo que está condicionado é impermanente. Mesmo num nível sutil, tudo está em movimento constante. Tudo que ascender a uma alta posição cairá para uma posição mais baixa; tudo que se juntar, ficará separado; tudo que for ganho, será perdido e tudo que for criado, será destruído. Estas são verdades universais. Qualquer situação que dependa de condições passará. Isto inclui relacionamentos, posses e nossos próprios corpos.Quando examinamos nossa própria impermanência, tendemos a nos agarrar às coisas boas que surgem. Apoiamo-nos em pessoas boas, na família, em bens materiais, tentando criar um ambiente confortável. Então, nos agarramos a uma vida agradável.Isto é chamado de apego, e quando nos estabelecemos neste padrão de apego, só pode acontecer uma de duas coisas: ou o objeto do apego desaparecerá ou nós desapareceremos. Não existe uma terceira possibilidade. Não importa se somos especialistas naquele apego, uma vida dominada pelo apego continua regida pela lei da impermanência.

5 comentários:

  1. Meu caro Prof. Canella, é verdade o que diz. Apego à coisas materiais so leva ao exílio espiritual. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Hola, que tal?...veo sabes idiomas...yo estoy estudiando aleman y ando buscando blogs asi para aprender algo mas y practicar mi basico aleman jaja
    Saludos

    ResponderExcluir
  3. Pôxa nem sabia que tinha um blog... gosto de ler as coisas que vc escreve, bjus!!!

    ResponderExcluir
  4. Remember Dr Leonard H. McCoy and Spock's chat in Star Trek IV? Mr Spock really went where no man has gone before but he would'nt discuss the philosophical impact of death on his life without a common frame of reference, which irked the hell out of Dr McCoy! These two are hilarious!

    ResponderExcluir